contato@ortaleadvocacia.com.br

(19) 98358-8188

Notícias

aposentadoria-integral-campinas-advogados

Como conseguir aposentadoria integral?

A aposentadoria integral é aquela em que o beneficiário recebe 100% do salário benefício calculado, por ter o segurado conseguido cumprir o período de contribuição de 30 anos, se mulher e 35 anos, se homem. 

Caso contrário, receberá o resultado da média aritmética de 80% das suas maiores contribuições do INSS. Ou seja, não leva-se em conta 20% dos últimos salários mais baixos.

Porém, ainda existem muitas dúvidas pelos futuros aposentados, tendo em vista que a Reforma da Previdência passará a computar os salários mais baixos, diminuindo o valor final da renda. O que será muito prejudicial. Confira.

Como conseguir aposentadoria integral

O cálculo da aposentadoria integral dependerá do tempo de contribuição, idade e outros fatores particulares de cada trabalhador. Passa-se a explicar uma a uma.

Aposentadoria por idade

Nesta modalidade, exige-se a carência de contribuição por 180 meses e a idade mínima de 60 anos, para mulheres e 65 anos, para homens. O fator previdenciário só será aplicado no cálculo se for favorável ao segurado. 

Em regra, a RMI (renda mensal inicial) da aposentadoria por idade considera 70% do salário do benefício somado mais 1% a cada ano contribuído. Exemplo: Se foi contribuído por 25 anos (70% + 25%), a aposentadoria será equivalente a 95% do salário benefício.

Para requerer a aposentadoria integral por idade seria preciso contribuir pelo menos 30 anos, chegando a 100% no cálculo destacado.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A regra atual é para homens, 35 anos de contribuição e para mulheres 30 anos.

Essa modalidade, por propiciar ao segurado a aposentadoria antes da idade mínima, aplica o fator previdenciário, o que diminui a renda mensal inicial do benefício. Portanto, para receber o valor integral é preciso considerar referido fator previdenciário na fórmula a ser calculada.

É importante a consulta a um advogado previdenciarista, pois este possibilitará o correto cálculo e documentação, a fim de propiciar o melhor benefício a você. 

Fale com nosso especialista pelo Whatsapp

Deixe o seu comentário neste post ou entre em contato com o nosso time de especialistas pelo Whatsapp (aqui), será um prazer orientá-lo!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Contato

(19) 3381-1994

(19) 98358-8188

contato@ortaleadvocacia.com.br

Endereço

Av. Orosimbo Maia, 360 – Vila Itapura, Campinas – SP, 13010-211


Segunda a sexta-feira.


Das 9h30 às 17h30.