contato@ortaleadvocacia.com.br

(19) 98358-8188

Notícias

businessman-signing-contact_t20_LOnola

Como realizar um inventário?

Desde 2007, a possibilidade de realização de inventário extrajudicial – no cartório – agilizou o processo. Assim, o inventário consiste na apuração do patrimônio – bens, direitos e dívidas – do falecido, para definir o que de fato será transmitido aos herdeiros. 

O inventário poderá seguir dois caminhos: extrajudicial ou judicial.

O extrajudicial é instituído pela Lei nº 11.441/2007, sendo o processo realizado no cartório, mediante escritura pública e é efetivamente mais rápido. 

Por outro lado, o inventário judicial  deve ocorrer quando o falecido deixou testamento; quando há interessados incapazes – menores ou interditados – e quando há discordância no tocante à partilha entre os herdeiros. 

Como o inventário extrajudicial é menos burocrático, menos oneroso e mais célere é a opção mais recomendada, no entanto, deve-se verificar se é cabível no caso concreto. 

Inexistindo impedimentos para realização do inventário extrajudicial, deve-se contratar um advogado e escolher o cartório de notas. 

Em geral, os honorários cobrados pelos advogados são baseados na tabela da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Ademais, a família deve nomear um inventariante para administrar os bens do espólio e pagar eventuais dívidas.

Iniciado o processo, o tabelião levantará as dívidas deixadas pelo de cujus – falecido – a fim de que todas sejam quitadas com o patrimônio. 

Os herdeiros devem informar todos os bens e dívidas do falecido. A informação facilitará a reunião de documentos e agilizará o inventário. 

Também para que o inventário seja finalizado e oficializado no cartório, é preciso o pagamento do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), imposto estadual e a sua alíquota varia de estado para estado.

  1. DIVISÃO DOS BENS  

O inventário extrajudicial presume que os familiares possuem anuência acerca da partilha, a única função do advogado e do tabelião é esclarecer à família quais são os direitos de cada herdeiro. 

Após todos os trâmites mencionados, o cartório ou o próprio advogado irá enviar a minuta da escritura – esboço do inventário à procuradoria estadual. 

Cabe à Procuradoria a avaliação das informações, a fim de conferir as declarações dos bens e seus respectivos valores. 

Em seguida, com a autorização da Procuradoria, é agendada no cartório uma data para lavratura da escritura de inventário e partilha, encerrando todo o processo. 

  1. PRAZO 

O art. 983 do CPC/2015 dispõe que o processo de inventário e partilha deverá ser aberto dentro de 60 (sessenta) dias, contados da abertura da sucessão – falecimento. 

Quer saber mais? Deixe o seu comentário neste post, será um prazer orientá-lo! ✔

Ortale Advocacia: celeridade, agilidade, presteza, cortesia e elevada capacidade no atendimento.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Contato

(19) 3381-1994

(19) 98358-8188

contato@ortaleadvocacia.com.br

Endereço

Av. Orosimbo Maia, 360 – Vila Itapura, Campinas – SP, 13010-211


Segunda a sexta-feira.


Das 9h30 às 17h30.