contato@ortaleadvocacia.com.br

(19) 98358-8188

Notícias

tipo-de-aposentadoria

Qual é o tipo de aposentadoria adequada pra mim?

Brasileiros sonham com o dia de receber a aposentadoria e finalmente viverem com qualidade, não é mesmo? 

Pois bem. O que poucos sabem é que existem diferentes modalidades de aposentadoria, sendo que uma pode ser mais vantajosa financeiramente do que a outra. 

Sendo assim, vamos mostrar alguns detalhes importantes para conhecer qual a melhor aposentadoria para o seu caso. Confira. 

Qual a melhor aposentadoria para mim? 

Com a Reforma da Previdência, a aposentadoria por tempo de contribuição, aquela que permitia que você se aposentasse antes de completar a idade mínima, desde que cumpridos os requisitos de tempo mínimo de contribuição (30 anos mulheres e 35 homens), deixou de existir. 

Agora você pode se aposentar após completar 62 anos de idade, se mulher ou 65 anos, se homem, somados aos 15 anos de tempo mínimo de contribuição para ambos. 

É possível que trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde e integridade física obtenham a aposentadoria especial. Dependendo do grau de exposição do segurado à nocividade, o tempo de contribuição mínimo varia de 15, 20 ou 25 anos e também é exigido que o trabalhador tenha completado 50, 58 e 60 anos de idade. 

Importante, lembrar que existem as regras de transição. Ou seja, se você estava próximo de atingir o tempo mínimo de contribuição ou a idade mínima prevista na lei antiga, poderá valer-se das regras. Com isso, pode ter um benefício melhor, considerando que o cálculo com a reforma da previdência também mudou e diminuirá. 

Para você saber, antes o benefício era calculado pela média dos 80% maiores salários. Agora o benefício será de 60% da média de todos os salários, sendo acrescidos 2% a cada ano excedente a 20 anos de contribuição pelo trabalhador. 

Assim, é importante verificar qual a melhor aposentadoria para você. Consulte um especialista previdenciário e analise seu caso.

Fale com nosso especialista pelo Whatsapp

Deixe o seu comentário neste post ou entre em contato com o nosso time de especialistas pelo Whatsapp (aqui), será um prazer orientá-lo!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Contato

(19) 3381-1994

(19) 98358-8188

contato@ortaleadvocacia.com.br

Endereço

Av. Orosimbo Maia, 360 – Vila Itapura, Campinas – SP, 13010-211


Segunda a sexta-feira.


Das 9h30 às 17h30.