contato@ortaleadvocacia.com.br

(19) 98358-8188

Notícias

reforma-da-previdência

Como se aposentar de acordo com a nova reforma da previdência?

Para saber como se aposentar de acordo com a Reforma da Previdência, é importante que se conheça as mudanças e com isso encontre a melhor solução para o caso concreto. A mudança mais significativa que preocupa o trabalhador é a idade mínima, a qual passa a ser de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Além disso, deve-se completar o tempo mínimo de 20 anos de contribuição para homens e 15 anos para mulheres. Porém, se o seu caso é do trabalhador que já está inserido no mercado de trabalho, já contribui a algum tempo com o INSS, não se preocupe, o seu caso pode ser tratar de um daqueles que se adequam as regras de transição. Na prática, todos terão que trabalhar um pouco mais do que o previsto hoje. 

Portanto, é importante que conheça as alterações feitas pela Reforma Previdenciária, as modalidades de aposentadoria e seus requisitos, para que saiba em qual delas o seu caso se adequa. 

A aposentadoria por tempo de contribuição. 

A aposentadoria por tempo de contribuição foi extinta com a reforma da previdência. Porém, caso você esteja próximo aos 30 anos (mulher) ou 35 anos (homem) de contribuição, poderá valer-se de uma das regras de transição, se aposentando antes de atingir a idade mínima exigida pela reforma da previdência. 

Uma das regras de transição é o pedágio de 50%, se faltar 2 anos para que você alcance o tempo de contribuição mínimo, independente de idade, poderá seguir referida regra pagando metade do que falta para se aposentar. Ou seja, trabalhando mais 1 (50% de dois anos). 

Há também a regra do pedágio de 100% para os casos que faltam mais de 2 anos para se aposentar por tempo de contribuição, desde que atinja também a idade mínima de 57 para elas e 60 para eles. 

Uma mulher tem 43 anos de idade e contribuiu 25 anos, por exemplo, teria que contribuir mais 5 anos para atingir o mínimo de 30 anos. Com o “pedágio” de 100%, 

faltariam mais 10 anos (5 anos multiplicado por 2). Assim, a aposentadoria seria aos 53 anos (43 anos + 10 anos). 

Mas, nesse caso, ela ainda não poderia se aposentar porque deveria esperar a idade mínima de 57 anos, de acordo com essa regra de transição 

Aposentadoria por soma de pontos – 86/96 

A aposentadoria por pontos é uma das modalidades da lei antiga. Com a lei nova, torna-se uma regra de transição. 

Os pontos dizem respeito à soma da idade com o tempo de contribuição. Então, se você não completou o mínimo de pontos, poderá analisar qual regra de transição poderia aplicar-se ao seu caso, para não seguir as regras da reforma. 

Aposentadoria Especial 

Essa aposentadoria é aplicada àqueles que, comprovadamente, trabalharam em ambiente insalubre e perigoso. Com a reforma, ela seguirá o esquema de pontos. Além de precisar cumprir o tempo mínimo de contribuição para se aposentar, é necessário cumprir o tempo de contribuição mais uma idade para poder ter o benefício. 

Com a reforma, além de precisar cumprir o tempo mínimo de contribuição para se aposentar, é necessário cumprir a idade mínima. 

Pela nova regra, somente poderão se aposentar com este tipo de benefício homens e mulheres expostos a baixo risco à saúde (caso de quem trabalha em metalúrgicas e indústrias químicas, por exemplo) que atingirem os 86 pontos, sendo 25 anos de contribuição o tempo mínimo para o pedido. 

Para quem está exposto a médio risco (como mineiros de superfície), a pontuação exigida é 76 pontos, com 20 anos mínimos expostos à condição e para o alto risco (mineiros de subsolo), são necessários 66 pontos, com 15 de contribuição. 

Para quem ainda não está trabalhando nesta condição, conforme exposto acima, há idade mínima exigida, 55, 58 e 60 anos (a depender do risco) e 15, 20 ou 25 anos trabalhando em condição de insalubridade. 

O valor dos benefícios se altera também, vejamos: 

Para quem pode se aposentar com 20 ou 25 anos de atividade especial, o valor será 60% da média aritmética de todos os salários + 2% por cada ano de trabalho especial que exceder 20 anos de contribuição. 

Para quem pode se aposentar com 15 anos de atividade especial (algo bem raro), o valor será 60% da média aritmética dos salários + 2% por ano de trabalho especial a partir dos 15 anos de atividade especial. 

Aposentadoria por idade urbana 

Aqui os requisitos são os descritos acima, ou seja, idade mínima de 62 anos e mínimo de contribuição de 15 anos para mulheres e 65 anos e mínimo de 20 anos de contribuição para homens. 

Portanto, são diversas formas de se aposentar com a reforma da previdência, considerando as regras de transição. O recomendável é que você consulte um advogado especialista para lhe auxiliar a escolher a regra mais vantajosa. 

Fale com nosso especialista pelo Whatsapp

Deixe o seu comentário neste post ou entre em contato com o nosso time de especialistas pelo Whatsapp (aqui), será um prazer orientá-lo!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Contato

(19) 3381-1994

(19) 98358-8188

contato@ortaleadvocacia.com.br

Endereço

Av. Orosimbo Maia, 360 – Vila Itapura, Campinas – SP, 13010-211


Segunda a sexta-feira.


Das 9h30 às 17h30.