contato@ortaleadvocacia.com.br

(19) 98358-8188

Notícias

idoso-leis-regras-advogado

Evite a negativa do INSS em sua aposentadoria.

Com a Reforma da Previdência prestes a ser aprovada, o INSS vem fazendo um pente fino nos benefícios concedidos e realizando análise rigorosa dos novos pedidos. 

Por isso, é importante seguir algumas dicas para evitar negativa do INSS. Confira.

Evite a negativa do INSS em sua aposentadoria.

Você esperou muito tempo para obter sua aposentadoria, o que menos você quer é se deparar com indeferimento do pedido pelo INSS, não é?

Pois bem. Os casos de negativa do órgão, na maioria das vezes, corresponde à falta ou falha de informações e documentos. 

Isso mesmo. Você em tese cumpriu os requisitos da lei, mas para obter o deferimento do pedido deve estar atento à documentação necessária e às informações que estão contidas, pois o INSS é bem rigoroso.

Por isso, acompanhe algumas dicas e evite passar por esse momento desagradável:

  1. Confira a documentação que embasa seu pedido. Exemplo: Documentos são necessários para comprovar aposentadoria rural ou especial (atividade insalubre ou periculosa). 
  2. Confirme se você possui o período mínimo de contribuição exigido. Muitos casos de negativa pelo INSS são porque não há comprovação do período mínimo exigido por lei de contribuição. Exemplo: Aposentadoria por idade, além da própria idade, exige-se carência de 180 meses de contribuição.
  3. Confirme se não há períodos sem contribuição. É possível que tenham meses que não foi possível o recolhimento da guia e, por isso, o INSS não reconheceu o requisito principal: tempo de contribuição. É importante verificar todos os meses para evitar negativa.
  4. Verifique se existem períodos que só são reconhecidos na justiça. Um exemplo disso é período trabalhado em atividades nocivas à saúde. Em geral, somente é reconhecido na justiça. 

Considerando tais dicas, você está à frente de muitas pessoas. Mas, vale destacar que o INSS está passando por um momento de dificuldade financeira e isso ajuda a negativa de muitos benefícios, por estar mais rigorosa a análise dos pedidos. 

Porém, é importante destacar que você poderá requerer na justiça seus direitos, caso seja mantida a negativa.

Fale com nosso especialista pelo Whatsapp

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp, será um prazer orientá-lo!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Contato

(19) 3381-1994

(19) 98358-8188

contato@ortaleadvocacia.com.br

Endereço

Av. Orosimbo Maia, 360 – Vila Itapura, Campinas – SP, 13010-211


Segunda a sexta-feira.


Das 9h30 às 17h30.