contato@ortaleadvocacia.com.br

(19) 98358-8188

Notícias

auxilio-doença

Auxílio-doença: como conseguir?

O auxílio-doença é um benefício dado a pessoas que sofreram algum tipo de acidente que se enquadre no que o INSS cobre. É necessário comprovar e esta comprovação é feita por perícia médica por um dos peritos do INSS. Além disso, é necessário estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.

Existem dois tipos de auxílio-doença: o comum e o acidentário. Apesar da nomenclatura ser bem semelhante, os auxílios são bem diferentes.

Como funciona o auxílio-doença comum? 

É preciso que a pessoa seja contribuinte do INSS por, no mínimo 12 meses. É possível solicitar após 15 dias de afastamento, o qual o motivo não está ligado ao trabalho. 

Lembrando que a empresa não é obrigada a realizar o depósito do FGTS durante o período em que o colaborador estiver afastado, bem como, não há estabilidade no emprego.

Como funciona o auxílio-doença acidentário?

Não se exige um prazo mínimo de contribuição. Porém, somente é possível solicitar após 15 dias de afastamento. É pago aos segurados que sofrerem acidentes do trabalho ou forem acometidos por doenças ocupacionais. Nesses casos, a empresa é obrigada a realizar o depósito do FGTS durante o afastamento, bem como o trabalhador tem 12 meses de estabilidade, após o retorno ao trabalho.

Quer saber mais sobre a regra dos pontos? Deixe o seu comentário neste post ou entre em contato com o nosso time de especialistas pelo Whatsapp (encurtador.com.br/eruH0), será um prazer orientá-lo!

Ortale Advocacia: celeridade, agilidade, presteza, cortesia e elevada capacidade no atendimento.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Contato

(19) 3381-1994

(19) 98358-8188

contato@ortaleadvocacia.com.br

Endereço

Av. Orosimbo Maia, 360 – Vila Itapura, Campinas – SP, 13010-211


Segunda a sexta-feira.


Das 9h30 às 17h30.