contato@ortaleadvocacia.com.br

(19) 98358-8188

Notícias

aposentadoria-modalidades-opções-idoso

5 passos para adquirir uma aposentadoria.

Para obter a aposentadoria, é preciso que o segurado preencha todos os requisitos exigidos por lei. Como existem várias modalidades do benefício e a Reforma da Previdência está prestes a ser aprovada, muitos estão com dúvidas acerca de como proceder.

Por isso, iremos abordar 5 passos para você adquirir sua aposentadoria. 

Qual modalidade que você melhor se enquadra?

O primeiro passo é ter clareza sobre quais os tipos de aposentadoria existentes. Passaremos a explicar adiante.

1) Aposentadoria por idade: O segurado, trabalhador na esfera privada, deve ter contribuído 180 meses (ou 15 anos) e ter idade mínima de 60 anos, se mulher e 65 anos, se homem. 

2) Aposentadoria por tempo de contribuição: Trabalhadores da esfera privada que contribuíram por 30 anos, se mulher ou 35 anos, se homem. Exige-se uma carência de 180 meses de contribuição. Aplica o fator previdenciário no cálculo, consequentemente reduzindo o valor do salário benefício.

3) Aposentadoria por pontos (86/96): Também uma aposentadoria por tempo de contribuição. A diferença do item ii é a não obrigatoriedade do fator previdenciário no cálculo, o que gera um aumento da renda ao beneficiário. Basta que o segurado cumpra 30 anos de contribuição, se mulher, e 35 anos se homem. A soma do período de contribuição com a idade deve resultar o ponto exigido. Hoje é de 86 para mulheres e 96 para homens.

4) Aposentadoria por invalidez: É o benefício de direito à pessoa considerada por perícia médica incapaz permanentemente de exercer qualquer atividade profissional. Se for necessário ajuda de um terceiro para atividades diárias, é direito obter aumento de 25% sobre o valor do benefício. Porém, inicialmente o beneficiário deverá requerer o auxílio doença, para somente após a constatação da permanência da invalidez ser pleiteada a por invalidez. 

5) Aposentadoria Especial e a Rural: Benefício para pessoas que trabalharam durante 25, 20 ou 15  anos expostas a agentes nocivos e tóxicos. Já a rural, possui redução de 5 anos em comparação com os requisitos de tempo de contribuição do trabalhador urbano.

Próximos Passos

Segundo passo: Constatando quais aposentadorias você se encaixa (podem ser mais de uma), você precisa analisar se seus documentos comprovam o preenchimento dos requisitos para garantir o deferimento pelo INSS.

Terceiro passo:  Organizar a documentação e buscar um profissional especialista para que você possa realizar um planejamento do benefício, objetivando o mais vantajoso e com melhor renda mensal.

Quarto passo: após consultar um especialista, deverá submeter o requerimento escrito junto à documentação necessária ao INSS.

Quinto passo: Aguardar e acompanhar a decisão administrativa. Casa haja incompatibilidade com o valor concedido ou se houver negativa pelo INSS, você tem o direito de recorrer à justiça o benefício ou revisá-lo.

Fale com nosso especialista pelo Whatsapp

Deixe o seu comentário neste post ou entre em contato com o nosso time de especialistas pelo Whatsapp (aqui), será um prazer orientá-lo!


Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Contato

(19) 3381-1994

(19) 98358-8188

contato@ortaleadvocacia.com.br

Endereço

Av. Orosimbo Maia, 360 – Vila Itapura, Campinas – SP, 13010-211


Segunda a sexta-feira.


Das 9h30 às 17h30.